Skip to content
Dedo em Gatilho: Sinais e Sintomas | Dr. Pedro Henrique Pires

Dedo em Gatilho: Sinais e Sintomas

Visão geral

O dedo em gatilho é uma condição na qual um de seus dedos fica preso em uma posição dobrada. Seu dedo pode dobrar ou esticar com um estalo como um gatilho sendo puxado e liberado.

O dedo em gatilho também é conhecido como tenossinovite estenosante. Ocorre quando a inflamação estreita o espaço dentro da bainha que envolve o tendão no dedo afetado.

Se o dedo em gatilho for grave, seu dedo pode ficar travado em uma posição dobrada.

Dedo em Gatilho | Dr. Pedro Henrique Pires

Pessoas cujo trabalho ou hobbies exigem ações repetitivas de preensão correm maior risco de desenvolver o dedo em gatilho. A condição também é mais comum em mulheres e em qualquer pessoa com diabetes. O tratamento do dedo em gatilho varia dependendo da gravidade.

Sintomas

Os sinais e sintomas do dedo em gatilho podem progredir de leve a grave e incluem:

  • Rigidez dos dedos, principalmente pela manhã
  • Uma sensação de estalo ou clique ao movimentar o dedo
  • Sensibilidade ou uma protuberância (nódulo) na palma da mão na base do dedo afetado
  • Dedo pegando ou travando em uma posição dobrada, que de repente estica
  • Dedo travado em uma posição dobrada, que você não consegue esticar

O dedo em gatilho pode afetar qualquer dedo, incluindo o polegar. Mais de um dedo pode ser afetado por vez, e ambas as mãos podem estar envolvidas. O travamento geralmente é mais pronunciado pela manhã, ao segurar firmemente um objeto ou ao esticar o dedo.

Quando consultar um médico

Procure atendimento médico imediato se a articulação do dedo estiver quente e inflamada, pois esses sinais podem indicar uma infecção.

Se você tiver alguma rigidez, travamento, dormência ou dor na articulação do dedo, ou se não conseguir esticar ou dobrar um dedo, marque uma consulta com seu médico.

Causas

Os tendões são cordões fibrosos que unem o músculo ao osso. Cada tendão é envolvido por uma bainha protetora. O dedo em gatilho ocorre quando a bainha do tendão do dedo afetado fica irritada e inflamada. Isso interfere com o movimento normal de deslizamento do tendão através da bainha.

A irritação prolongada da bainha do tendão pode produzir cicatrizes, espessamento e formação de protuberâncias (nódulos) no tendão que impedem ainda mais o movimento do tendão.

Fatores de risco

Fatores que aumentam o risco de desenvolver o dedo em gatilho incluem:

  • Movimentos repetitivos. Ocupações e hobbies que envolvem o uso repetitivo das mãos e preensão prolongada podem aumentar o risco de dedo em gatilho.
  • Problemas de saúde. Pessoas que têm diabetes ou artrite reumatóide correm maior risco de desenvolver o dedo em gatilho.
  • Sexo. O dedo em gatilho é mais comum em mulheres.
  • Cirurgia da síndrome do túnel do carpo. O dedo em gatilho é mais comum em pacientes que realizaram cirurgia da síndrome do túnel do carpo, especialmente durante os primeiros seis meses após a cirurgia.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top